.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

05/07/2015

| Proteção total |




Já escrevi por aqui que tenho uma doença rara (sim, sou uma florzinha de estufa) chamada urticária solar. E o que é a urticária solar? - perguntam vocês.
Passo a explicar:
Não é ainda muito estudada e os médicos têm dificuldade em explicar as causas do seu aparecimento. Sabe-se, no entanto, que geralmente aparece em pessoas que fizeram muita praia (confirmo), podendo um dia desaparecer com a mesma rapidez com que apareceu (continuo sentadinha à espera).
Claro que agora já conheço a doença e já sei lidar com ela; o Atarax, que é um anti-histamínico, passou a ser algo com o qual não posso deixar de viver.
No entanto, quando me apareceu foi um filme, porque bastava estar 5 minutos ao sol (então se o sítio for húmido, pior) para ficar vermelha como se tivesse apanhado um escaldão. Ainda por cima a pele inchava, era um horror. Mesmo!
Continuo a ter um cuidado redobrado com o sol mas, pelo menos, já não incho tipo bicho.
De há uns anos para cá, durante o verão, comecei a tomar uma cápsula por dia de BioActivo Caroteno (começo a tomar lá para maio e páro no final de setembro), que é um suplemento dietético que contém 9mg de betacaroteno puro, precursor natural da vitamina A (retinol), sendo ainda um antioxidante que neutraliza os radicais livres prejudiciais, aumentando assim as defesas naturais do organismo.
Acredito que esta cápsula me ajuda a proteger do sol, e é bastante em conta: uma caixa de 60 cápsulas custa 10.55 €.
Aconselho, por isso, a quem tenha alergias ou problemas com o sol a experimentar, porque lá diz o ditado que mais vale prevenir...

12 comentários:

Shizuka disse...

Eu também sempre fui uma florzinha de estufa em relação ao sol. Basta 5 minutos ao sol para ficar mais vermelha que um tomate :P
Escusado será dizer que praia só com mil camadas de protector 50 e sempre na sombra :D
Mas o ano passado no inicio de junho apanhei uma valente urticária que me levou 5 vezes para o hospital no espaço de uma semana. Comecei a ganhar umas manchas vermelhas mas nem liguei, depois continuavam a aparecer e o pior foi que começaram a inchar. Acho que na pior altura da urticária tinha por volta de 90% do meu corpo coberto com manchas e sempre toda inchada. Mas o pior foi quando me incharam os olhos (um dia durante a noite acordei sem os conseguir abrir e lá fui eu para o hospital) e a boca (outra vez para o hospital). Carregavam-me sempre de cortisona e diziam-me que era alergia a alguma coisa. Fartei-me de fazer testes e testes e conheci uma rapariga que tinha o mesmo que tu, urticária solar (coisa que eu nunca tinha ouvido falar), e ela mal apanhava um bocado de sol ficava sempre aflita, mas também estava controlada com o Atarax. Em relação ao meu caso acabaram por me dizer que era urticária auto-imune e o Atarax e outro anti-histaminico foram os meus melhores amigos :P Resumindo e concluindo, andei o verão todo cheia de manchas (mesmo a tomar os dois anti-histaminicos mais do que uma vez ao dia) e ainda hoje de vez em quanto ainda me chateiam.
Por isso compreendo perfeitamente a tua situação e deixa que te diga que deve ser uma valente chatice, principalmente com este colorzinho tão bom :D

Unknown disse...

Acontece-me o mesmo quando suo bastante das mãos!

Isa,
http://isamirtilo.blogspot.pt/

Sofia disse...

Eu faço alergia, apesar de ter bastante cuidado e de bronzear com imensa facilidade... acho que vou experimentar essas cápsulas!!!

A Princesa da Casa disse...

Estava semana falaram-me que devia tomar um suplemento de betacaroteno, isto porque no fim-de-semana passado depois de ter estado ao sol, apareceram-me uma borbulhas no pescoço e davam tanta comichão. Ataquei com o anti-histamico e fiquei outra! :)

Unknown disse...

Eu faço alergias mas é ao iodo do mar, tanto respiratórias como da pele:-)

http://thelifestyleandfashion.blogspot.pt

Rosa Branca disse...

Que mau! Eu por vezes faço alergia ao calor...

Beijinhos

http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt

Daiane disse...

Que pena que você tenha essa doença
Mas que bom que soube a conviver com ela
Bjuss! Boa semana!

Leonor Algarvio disse...

Também já tive urticária mas não foi solar, e felizmente, nunca mais apareceu :)

The Glitter Door

Joana disse...

Tenho a pele branca e sempre (minto, quando era adolescente não tinha cuidado) tive cuidado com o sol. Muito protetor e muitas vezes sombra, mas há cerca de 3 anos apareceu-me uma borbulhagem grande na zona do peito. Ai menina a comichão que aquilo dava?
Comecei a ter ainda mais cuidado e quando notava que o peito estava a começar a aparvalhar lá vestia eu algo para tapar o peito.
Este ano só tive de o fazer um dia depois passou, felizmente.
Florzinhas de estufa e dá nisto.

Cláudia Mendonça disse...

Não conhecia esse género de comprimidos para a protecção solar!
Parece-me muito interessante mesmo :)

Beijinhos***

Ana Catarina disse...

conheço bem! a minha irmã sofre desse mal!

Guanini disse...

Vou deixar o meu testemunho,mesmo não sabendo se tem causa directa com o betacaroteno ou não. Há uns meses para cá, quando o meu corpo aquecia, quer fosse ao sol ou não, apareciam-me umas borbulhinhas na testa, nos braços e nas mãos. Presumi que isto fosse uma urticária ao calor. Como o meu corpo aquece com facilidade, bastava apenas andar uns 8 minutos que aparecia-me logo. Estas borbulinhas desapareciam mal o meu corpo voltasse à temperatura normal. Pesquisei e vi que alguns suplementos poderiam ajudar a combater esta alergia. Vi que o betacaroteno e a vitamina D ajudavam. Como já estava farto disto, experimentei. E olhem, foi REMÈDIO SANTO! Ao tomar o betacaroteno e a vitamina D, ambos os suplementos da Bioactivo, a minha alergia passou passados uns dois meses. Agora, se foi por causa da vitamina D ou do betacaroteno não sei. Ou foram os dois ou apenas um. Desde aí, ou seja, desde Abril deste ano, sensivelmente, nunca mais parei de tomar. Depois da minha alergia passar, passei apenas a tomar 1 cápsula de vitamina D de dois em dois dias, ao contrário do betacaroteno, que tomo todos os dias 1 cápsula.